" SOMOS OBCECADOS POR INOVAÇÃO", disse Mark Parker atual CEO da Nike.
campus da Nike em Beaverton, ao lado de Portland no Estado de Oregon
A Nike pertence ao time de empresas respeitadas por revolucionar o setor em que operam. É o maior fabricante mundial de artigos esportivos e pioneira no movimento de tercericação da produção, que acabou por se tornar um padrão global. A empresa passou a se concentrar na inteligência de marketing, design e inovação. A marca foi transformada em ícone mundial ao casar cultura popular com esportes e levar o culto ao atleta a um ponto nunca antes imaginado.
Por muito tempo especulou-se que a Nike não sobreviveria à partida de seu fundador Phil Knight. Seu sucessor, o CEO Mike Parker, mudou essa percepção.
.
.
Números da Empresa
fundação > janeiro de 1964
faturamento > US$19.1 bilhões
funcionários > 34 mil
países que atua > mais de 160
escritório pelo mundo > 75
fábrica contratadas > cerca de 700
lojas próprias > 674
pares de tenis por ano > 300 milhões
.
.
O Fundador Knight criou na empresa uma cultura extremamente informal, baseada nos princípios de ampla autonomia e responsabilidade.
Os funcionários podem coordenar seus próprios horários e treinar a qualquer momento do dia, jogos e aulas de ginásticas são constantes e as academinas nunca estão vazias. O campus da empresa é composto por dois gramados de futebol, um batizado de Ronaldo Fields, em referência ao jogador brasileiro que até hoje é um dos atletas mais importantes da marca, há ainda um terceiro campo de futebol, uma pista oficial de corrida e quadras de tenis e de basquete, além de duas modernas academias de ginástica. Esse modelo se reproduz em menor grau nas principais filiais do mundo, incluindo a brasileira localizada em Alphaville no Estado de São Paulo. O método adotado é para os funcionários entenderem melhor o desejo e as necessidades dos consumidores.
O Centro de Inovação da Nike, batizado de Cozinha de Inovação ocupa um edifício que homenageia a jogadora campeã de futebol Mia Hamm. É um dos redutos mais secretos e recluso do campus. Uma das regras no centro de inovação é que todos da equipe tem que gastar uma parte de seu tempo sonhando e pensando em construir o futuro.
.
.
Na sede é possível identificar as diferentes tribos por suas roupas e tatuagens. Cultivar a diversidade faz parte da estratégia da Nike.
A Nike explora a mitologia esportiva construindo heróis e contando suas histórias. Foi com esse arquétipo que projetou uma marca de sucesso.
Você encontra a matéria completa na revista Época Negócios deste mês ou no site www.revistaepocanegocios.globo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário